A resolução de um arquivo tem enorme importância quando a finalidade é enviá-lo para a impressão. O objetivo é que o visual atenda as expectativas e que o resultado seja o mesmo definido no software de edição. Contudo, há detalhes que prejudicam o resultado e que variam de acordo com a situação. Assim, o designer deve deixar o arquivo com a resolução correta antes do envio a gráfica.
É importante ressaltar que o resultado que o cliente espera é aquele que ele viu ser desenvolvido no computador e com as especificações enviadas. Por isso, tanto um logo, um folder, uma fotografia quanto qualquer outra arte deve ser impressa com a qualidade esperada. Atentar-se à qualidade em que a arte será impressa fazem toda a diferença para atender as expectativas dos clientes. Há muitos detalhes que, se não forem observados, prejudicam a resolução e a qualidade do arquivo.
É fundamental considerar o tipo de material que será utilizado, qual a forma de impressão, acabamentos e o padrão de cores. Dessa forma, você saberá avaliar se a arte que recebeu está correta e a impressão não será ruim. As pessoas esperam que as impressões tenham alta definição sempre. Por isso tanto cuidado é necessário!
Os materiais e o tipo de impressão
O material de impressão interfere bastante no resultado e a resolução da arte deve ser considerada. O mais utilizado é o papel, mas antes de enviar o arquivo para a gráfica confira se o uso de outra base será necessária. Pode ser que a impressão demande o uso de algum tecido ou superfície metálica, por exemplo.
A forma como o arquivo será impresso influência na resolução do arquivo. Contudo, há alguns processos de impressão que exigem métodos determinados, como offset, impressão digital, flexografia ou serigrafia.
A Ciagraph é especialista em impressão digital e offset, o que garante resultados incríveis, com fidelidade nas cores e alta qualidade. A gráfica utiliza máquinas e impressoras calibradas conforme elevados padrões internacionais. Saiba mais sobre os tipos de impressão adotados pela Ciagraph:
Tipo de impressão Offset
É o processo mais favorável a impressão de grandes quantidades e sua produção precisa de intervenção humana para ajustar a quantidade de água e tinta, que tem consistência gordurosa. O processo de impressão, que é indireto, ocorre com a transferência da imagem para uma chapa e depois a imagem é impressa no material escolhido. Dessa forma, o material de impressão se mantém seco e a matriz tem sua vida útil prolongada.
Tipo de impressão Digital
A impressão digital oferece ganho de qualidade e agilidade, assim como flexibilidade para imprimir quantidades diferentes. As impressões digitais têm excelente resultado, pois os equipamentos são de alta tecnologia e as tintas utilizadas são especiais.
A Ciagrapah, com o uso desta tecnologia, consegue produzir artes personalizadas e tiragens de tamanhos variados. Assim, a empresa tem liberdade de produzir apenas o que precisa sem desperdiçar nada. Ao contrário da impressão offset, não há necessidade de gravar a arte em uma chapa antes. Basta imprimir a partir de um arquivo, pois a impressora utilizada utiliza matrizes de impressão.
Cuidados antes de fechar o arquivo
Alguns detalhes podem ser lembrados no momento de fechar o arquivo com a resolução correto. Para começar, o designer precisa entender os padrões de cores.
Na tela do computador o padrão é RGB (Red, Green, Blue). Já na impressão o utilizado é o CYMK (Cyan, Magenta, Yellow e Black) e para conseguir manter a cor desejada no final, recomenda-se o uso de uma escala cromática, como a Pantone. Essa escala é um padrão universal de cores ideal para impressão. Outro ajuste importante é a resolução que geralmente é 300 dpi. Contudo, vale observar que esse valor muda conforme o tipo de material que será utilizado para imprimir a peça.
Confira:
- -150 – utilizada quando a finalidade é a impressão de jornais, por exemplo;
- -300 – essa resolução é indicada para materiais publicitários, como folders, apresentações e cartões;
- -600 – quando a impressão precisa ter imagens de pequeno porte com a finalidade comercial;
- -1200 – utilizada por profissionais do setor para ter um produto com alto realismo e nitidez impecável.
- -Acima de 1200 – quando a imagem precisa ser ainda mais realista e definida.
Além disso, é fundamental ter o cuidado de tratar as imagens em um software como Photoshop antes de inclui-las na diagramação no InDesign. O uso de degrades também precisa ser evitado, assim como blends e sombras, para não evitar que o tamanho do material atrapalhe a impressão. Assim, é importante ressaltar que o arquivo nem sempre ficará de acordo com o tamanho desejado. Isso se deve principalmente ao fato do uso de centímetros (cm) não pixels nos impressos.
Dependendo da finalidade, pode ser que o material não possa ser impresso para evitar que saia uma impressão de péssima qualidade. Sempre busque a orientação de especialistas para não perder a oportunidade de fazer impressões que impressionam. Por isso, contar com uma equipe especializada, como a da Ciagraph, faz toda a diferença para garantir a qualidade da impressão.
Peça um orçamento, faça sua papelaria corporativa e seu cartão de visitas com a Ciagraph.