Em nosso cotidiano encontramos muitos materiais produzidos por impressão digital e não percebemos. Trocamos cartões de visitas e convites, recebemos folders de diversas empresas e enviamos malas-diretas.
Por isso, podemos considerar que a praticidade tornou esse tipo de produção muito mais interessante que o uso do offset.
A impressão digital proporciona alta capacidade produtiva e tem se tornado preferência quando há necessidade de ter mais flexibilidade e controle sobre a tiragem.
Os avanços tecnológicos que influenciaram a modernização do setor gráfico agilizaram os processos e reduziu os gastos de produção, pois resultou em uma operação muito mais enxuta.
Do mesmo modo, esse tipo de impressão é realizado com um computador ligado a uma impressora. O processo é totalmente eletrônico, com o uso de arquivos digitais, resultando em uma impressão sem o uso de matrizes físicas.
A durabilidade dos materiais produzidos também é alta e as impressões são acompanhadas pelos acabamentos e encadernações feitas com qualidade.
Com um custo menor, a impressão digital consegue tornar as impressões de tiragens curtas menos problemáticas e com mais flexibilidade.
Como é o processo de impressão digital
O processo de produção é mais enxuto e conta com mecanismos mais simples do que o método offset. As necessidades de ajustes do maquinário são menores e se adaptam a cada demanda. A impressão digital proporciona mais flexibilidade e pode trabalhar com dados variáveis.
Como a impressão digital não precisa utilizar matrizes físicas, as impressões têm alta qualidade.
Contudo, devemos considerar que existem processos e equipamentos não totalmente digitais, mas que fazem esse tipo de produto.
Esse tipo de impressora utiliza matrizes de impressão (PIP – Photo Imaging Plate). Impressoras, como a Colorsystem, utilizam chapas parecidas como a offset, mas que são gravadas com cargas elétricas e não precisam ser trocadas. Assim, as informações mudam conforme a necessidade e não há necessidade de utilizar chapas diferentes.
Quais são as características da impressão digital?
Os equipamentos utilizados em gráficas, como a Ciagraph, são de ponta e com alta capacidade para rodar grande quantidade de impressões. As tintas utilizadas são especiais, além de contarem com uma equipe de colaboradores experientes. Por isso, as impressões digitais têm resultado profissional.
Além disso, esse tipo de impressão pode ser feito em materiais diferentes, como ásperos, rígidos, flexíveis ou lisos.
Quais são as vantagens desse tipo de impressão?
A impressão digital otimiza a produção de demandas com diversos tamanhos. Com a constante inovação tecnológica nos equipamentos e insumos, há um constante ganho de agilidade e qualidade.
O leque de soluções que o cliente pode conseguir é imenso, pois é possível imprimir grandes formatos, pequenas tiragens, sinalizações e banners, entre outros.
Para que não sobrem dúvidas sobre os benefícios que esta forma de impressão proporciona, falaremos sobre suas vantagens nos tópicos a seguir.
Alta qualidade
A alta qualidade da impressão digital é resultado do investimento na modernização dos equipamentos. A tecnologia permite produzir impressões personalizadas e tiragens variadas.
Além disso, há a possibilidade de produzir com mais liberdade. A gráfica pode imprimir as peças direto de programas de edição de imagem ou de arquivos do tipo PDF. Também não há necessidade de fazer correções de cor e o tempo de secagem é muito menor.
Custos reduzidos
A redução de custos que a impressão digital proporciona se deve, em parte, a possibilidade de imprimir exatamente a quantidade necessária. A empresa não fica presa a uma determinada tiragem e pode contratar o que realmente precisa.
Outra vantagem é poder trocar rapidamente alguma informação nas artes já enviadas para a impressão.
Em uma impressão em grande escala, tudo o que foi produzido ficaria rapidamente defasado e seria inutilizado.
A produção sob demanda tem um excelente papel sustentável, pois a gráfica produz somente o que é realmente necessário e evita o desperdício.
Redução de tempo de produção
Como não há troca de chapas, mesmo com o uso de matrizes, o tempo de produção é reduzido. Da mesma forma, o equipamento não precisa ser ajustado toda vez que a gráfica imprimir algo.
A primeira e a última impressão são as mesmas e não há necessidade de corrigir as cores. O que é visto na tela será impresso sem surpresas e mudanças nos tons das imagens. Da mesma forma, a secagem da tinta é extremamente rápida.
Uso de dados variáveis
O processo é eletrônico, o equipamento é conectado ao computador e pode utilizar dados variáveis (VDP – Variable Data Printing) para elevar o nível do relacionamento. Dessa forma, as campanhas podem ser personalizadas com a impressão de malas-diretas com o nome de cada cliente, por exemplo.
Quando uma gráfica trabalha com dados variáveis, como a Ciagraph, facilita a conversa do cliente com o impresso.
As informações que podem ser utilizadas nesses impressos os tornam mais atraentes para diversos nichos. Assim, a gráfica pode trabalhar com informações, como textos, nomes, telefones, QR Codes e fotos para customizar cada impressão.,
Versatilidade na Impressão Digital
Como dispensa a pré-impressão para fazer ajustes na máquina, o trabalho se torna mais fácil e flexível, assim como aumenta a produtividade.
A versatilidade que a impressão digital proporciona está na diversidade de materiais que podem ser impressos. Conforme a finalidade da arte, a gráfica pode utilizar papéis lisos, cintilantes, texturizados ou foscos. Também pode tirar o melhor proveito de diversos tipos de mídias.
Definitivamente, a impressão digital é uma forma de agregar valor ao negócio e aumentar a produtividade. É importante salientar, ainda, que oferece um tempo menor de execução, a primeira impressão é idêntica a última, a tiragem é exata e não há exceção ou desperdícios. Além disso, essa forma de produção pode utilizar dados variáveis e o gasto individual é muito menor, entre outros benefícios.
Peça um orçamento, faça sua papelaria corporativa, seu cartão de visitas e sua impressão digital com a Ciagraph.