Você já parou para pensar sobre o que é e o que faz uma gráfica digital? Por mais que pareça um assunto simples e autoexplicativo, fique sabendo que não é nada difícil confundir esse tipo de gráfica com uma offset, por isso é extremamente importante entender de fato todos os detalhes que envolvem a gráfica digital.
Também conhecida como gráfica rápida, a gráfica digital é uma nova versão da indústria gráfica, capaz de reduzir o prazo de produção e também melhorar o custo-benefício graças ao processo de impressão digital. Sendo assim, ela pode ser a sua melhor aliada na produção de impressos, nos mais diferentes produtos.
De qualquer forma, para saber se esse tipo de gráfica realmente atende às suas necessidades é preciso conhecer um pouco mais a respeito dele. Afinal, além das características mencionadas acima, existem várias outras importantes que estão por trás de uma gráfica digital.
Pensando nisso, este artigo foi preparado com o intuito de te explicar o que é uma gráfica digital e mostrar o que ela faz. Está preparado para descobrir? Então acompanhe até o final e fique bastante atento.
O que é uma gráfica digital?
Como já mencionado antes, uma gráfica digital é um tipo de gráfica que utiliza equipamentos digitais para a execução dos trabalhos. Esse processo digital, inclusive, é bastante parecido com as impressões realizadas em residências e escritórios. A principal diferença é que no caso das gráficas os equipamentos utilizados são bem maiores.
Dentro dessa gráfica, as impressoras podem utilizar diferentes processos de impressão, como é o caso do jato de tinta, da cera e a laser. Apesar da variedade, vale ressaltar que um dos mais usados com certeza é o laser, por conta de sua alta velocidade e qualidade, aliadas a um baixo custo de impressão.
Para entender ainda melhor o que é uma gráfica digital, veja as suas principais características logo a seguir.
Reduz o tempo de impressão
Não é por acaso que uma gráfica digital também é chamada de gráfica rápida, certo? Afinal de contas, a impressão é muito mais ágil quando comparada, por exemplo, a gráficas offset, principalmente em pequenas e médias tiragens.
O motivo dessa agilidade é simples de entender, basta ter em mente que na impressão digital a transferência das imagens é realizada através do processamento digital dos arquivos, imprimindo todas as cores de uma só vez sobre o substrato.
Dessa forma, não existe a necessidade, por exemplo, de acertos de máquina ou gravações de matrizes. É só ligar os equipamentos, tanto a impressora quanto o computador, e selecionar o arquivo que precisa ser impresso. Tudo isso reduz bastante o tempo de produção – em apenas alguns minutos já é possível ter em mãos pelo menos a primeira unidade impressa.
Melhora o custo-benefício
Como a gráfica digital é mais ágil e acaba eliminando grande parte do processo convencional de impressão de uma offset, o preço para produzir pequenas e médias tiragens é menor, sendo viável até mesmo para a impressão de somente uma unidade, se for necessário. Além disso, também não existe custo de acerto de máquina, o que torna o preço ainda mais competitivo.
Por conta de todos esses fatores, o custo-benefício de uma gráfica digital é melhor e mais vantajoso, principalmente para quem deseja fazer impressões em pequena e média escala.
Permite uma maior personalização
Você já deve saber que atualmente os consumidores gostam de ser tratados de forma exclusiva, não é mesmo? Sendo assim, as empresas precisam oferecer uma experiência de consumo que corresponda cada vez mais a essa necessidade. Pensando nisso, outra grande característica da gráfica digital é que ela permite uma comunicação com o público de forma mais personalizada, por produzir um menor volume de impressões.
Levando isso em consideração, ao invés de imprimir um produto em larga escala e entregar para todas as pessoas, por meio da gráfica digital é possível personalizar as suas mensagens e tornar a comunicação mais pessoal e atrativa.
Essas então são as principais características de uma gráfica digital. É importante deixar claro que apesar do custo-benefício ser melhor e das outras vantagens quando o assunto são pequenas e médias tiragens, a qualidade continua sendo excelente. É exatamente por isso que esse tipo de gráfica está ganhando cada vez mais espaço no mercado.
Todavia, o que uma gráfica digital faz de fato? Continue acompanhando e saiba mais.
O que faz uma gráfica digital?
Como já deu para perceber, portanto, os serviços de uma gráfica digital estão diretamente ligados à impressão digital. Com base nisso, em uma gráfica desse tipo é possível imprimir diversos tipos de materiais em menores quantidades e a preços mais acessíveis. Nunca se esqueça de que o valor para poucas unidades é bem mais em conta na impressão digital.
Sendo assim, se você terminou o layout de um projeto que não precisa de muitas impressões ou se simplesmente deseja imprimir apenas algumas unidades para ver como ficará a versão final impressa, é só contar com a ajuda de uma gráfica digital.
Lá é possível imprimir vários tipos de projetos como, por exemplo: calendários, envelopes, cardápios, adesivos, cartões de visita, folders, folhetos, encartes, entre diversos outros impressos.
Vale ressaltar que os serviços oferecidos por uma gráfica digital variam de acordo com cada empresa. Por isso, antes de qualquer coisa, é preciso analisar se a gráfica que você está pensando realmente pode atender a sua necessidade. Caso não esteja com nenhuma em mente e queira uma sugestão, não deixe de conhecer os serviços oferecidos pela CIAGRAPH.
Essa gráfica digital oferece aos seus clientes soluções criativas e acesso a um grande portfólio de materiais já produzidos. No site é possível ter acesso a todos os serviços oferecidos, inclusive aqueles ligados à gráfica offset. Além disso, você pode solicitar até mesmo um orçamento online se preferir, tudo com bastante praticidade.
Portanto, para manter a qualidade das suas impressões e oferecer uma excelente experiência às pessoas que terão acesso ao seu produto, conte com a CIAGRAPH e não se arrependa. O que está esperando então?