Normalmente, quando as pessoas precisam fazer impressões em grandes quantidades elas recorrem a uma gráfica offset. Entretanto, você sabe dizer exatamente o que é esse tipo de gráfica e o que ela faz? Apesar de ser um dos processos de impressão mais utilizados desde a segunda metade do século XX, é comum que ainda existam várias dúvidas a respeito do assunto.
Com base nisso, se você pretende utilizar uma gráfica offset para algum serviço, nada melhor do que conhecer algumas características importantes dela, não é mesmo? Afinal de contas, a qualidade da impressão oferecida pelo método offset não é por acaso, assim como a variedade de substratos sobre os quais ele pode imprimir.
Sendo assim, acompanhe este conteúdo até o final e fique por dentro de tudo o que você precisa saber sobre gráfica offset e, além disso, veja também uma sugestão na hora de escolher a melhor gráfica para as suas necessidades. Tenha uma boa leitura.
Mas, afinal, o que é uma gráfica offset?
Criada ainda na segunda metade do século XX, a impressão offset é a forma mais utilizada até hoje comercialmente, e todo o seu processo de produção acontece em três etapas diferentes.
Para começar, o método funciona através de chapas de alumínio que são utilizadas tanto para gravação quanto para transferência da imagem. Então, a imagem gravada na chapa é transferida para a blanqueta, que nada mais é do que um cilindro coberto com borracha, e finalmente para o substrato – papel ou alguns plásticos.
Dessa forma, o processo de impressão é indireto, já que primeiro a imagem é transferida para a blanqueta para só depois ser passada de fato para o substrato. É importante deixar claro também que a impressão offset consiste na interação entre água e gordura – a tinta offset possui uma consistência gordurosa.
Geralmente uma gráfica offset demora mais para imprimir os produtos, isso porque para realizar a impressão é preciso gravar uma chapa. Outro ponto importante a ser destacado é e a necessidade de acerto de posicionamento da imagem no papel. Isso ocorre em qualquer máquina, por mais moderna que seja.
Quanto ao custo, podemos dizer que o custo de setup inicial desse tipo de impressão, offset, é alto. Deste modo, a impressão offset não é recomendada para baixas tiragens, ou seja, quanto maior a quantidade impressa, mais o custo fixo de setup inicial irá se diluir. O valor da impressão digital e da offset, quando comparados, variam muito de acordo com a quantidade a ser impressa.
Um meio de identificar qual o melhor método para o seu caso é buscar uma gráfica qualificada a instruí-lo. A gráfica CIAGRAPH, por exemplo, compara os custos nos dois equipamentos, digital e offset, e oferece ao cliente o melhor custo-benefício para aquele determinado trabalho.
No entanto, apesar do tempo de produção e do custo serem maiores, a grande vantagem se dá pela qualidade e pelo acabamento, que são diferenciados e possuem uma definição altíssima.
Por conta de tudo isso, a gráfica offset é muito mais recomendada para impressões de grande escala, visto que não é necessário nenhuma intervenção humana enquanto a máquina está fazendo o seu serviço.
Principais características
Uma das principais características de uma gráfica offset, como já mencionado, é a qualidade que ela oferece à impressão: A qualidade offset ainda supera em alguns pontos a qualidade da impressão digital.
Outra informação importante é que os equipamentos responsáveis pela impressão offset podem ser tanto planos quanto rotativos. Os equipamentos planos realizam a impressão em uma folha por vez, enquanto os equipamentos rotativos utilizam o papel em bobina. No caso de jornais e de revistas de grande circulação, por exemplo, os equipamentos rotativos são os mais recomendados.
Vantagens
Levando em consideração todas as características da impressão offset, é importante destacar quais são as suas principais vantagens. Dessa forma, na hora de imprimir seu material, ficara mais fácil para você saber se uma gráfica offset é ou não a sua melhor opção.
Nesse sentido, em primeiro lugar é importante mencionar novamente que um grande benefício da gráfica offset é ter um melhor custo unitário no caso de grandes tiragens. Em outras palavras, acaba saindo mais em conta optar por esse tipo de impressão se for necessário imprimir uma grande quantidade.
Por fim, não tem como não mencionar a qualidade da impressão como uma grande vantagem, certo? Devido a todos os fatores que foram mencionados acima, a qualidade do método offset é realmente surpreendente.
Como deu para notar, existem muitas vantagens relacionadas a uma gráfica offset. Entretanto, apesar disso, esse tipo de impressão somente vale a pena financeiramente se for para grandes quantidades.
O que faz uma gráfica offset?
Os serviços oferecidos por uma gráfica offset variam diretamente de acordo com cada empresa. De qualquer forma, a maior parte deles é destinada para a impressão comercial, que normalmente possui uma tiragem mais alta que a impressão feita por pessoas físicas.
Em uma gráfica offset, por exemplo, você pode imprimir peças como embalagens, agendas, calendários, blocos de nota, cadernos, folders, revistas, convites, banners, entre várias outras coisas. A variedade é de fato muito grande, ainda mais quando o assunto é impressão offset.
Todavia, antes de qualquer coisa é preciso ver se determinada gráfica offset realmente oferece o serviço que você precisa. Se ainda está procurando uma de qualidade, então a dica é conhecer a CIAGRAPH, uma gráfica offset e digital que preza sempre pela fidelidade de cores e se preocupa com a qualidade para imprimir os melhores resultados.
O melhor de tudo é que você nem precisa sair de casa para fazer o orçamento do serviço que deseja. É isso mesmo. Além de toda a qualidade, a CIAGRAPH também oferece aos seus clientes a possibilidade de solicitar um orçamento de cada serviço por meio do site, de uma forma muito prática e rápida.
Então, não espere mais e entre em contato agora mesmo com essa gráfica digital e offset de qualidade, capaz de te oferecer as melhores impressões do mercado e com o melhor custo-benefício!