Ao realizar qualquer tipo de ação promocional, uma empresa deve oferecer brindes àquelas pessoas que participarem. Além de garantir um engajamento melhor, a distribuição de brindes, sejam eles bloco de rascunho, caderneta ou adesivo, é uma excelente forma de conquistar o público e de criar uma identidade com ele.
Todavia, antes de definir os brindes que serão oferecidos, é necessário levar em conta o tipo de ação promocional e os objetivos que a empresa deseja alcançar com ela: promover um produto, fidelizar o cliente ou o funcionário, fazer marketing em evento, entre diversos outros.
Além disso, outra coisa importante é conhecer o público-alvo do negócio. Quais são seus interesses, dores e problemas? Ter em mente tudo isso é fundamental para planejar campanhas promocionais eficazes e escolher os melhores brindes a fim de agradá-lo.
No entanto, independente do brinde escolhido, tem uma coisa que não pode faltar: a personalização. É isso mesmo, colocar a identidade visual do negócio – as cores e a logomarca – em cada brinde faz toda a diferença. Afinal, a pessoa que levar um para casa lembrará da empresa sempre que olhar ou usar o brinde.
Por isso, este artigo foi criado para te mostrar alguns exemplos de ações promocionais, assim como de brindes para distribuir às pessoas que participarem delas. Continue a leitura e confira essas dicas inspiradoras.
Tipos de ações promocionais
Antes de conferir algumas opções de brindes, você ficará por dentro das principais ações promocionais que existem. Entender como cada uma delas funciona é importante para escolher aquela que mais se encaixa aos objetivos da empresa. Desde que ela seja bem executada, com certeza trará resultados bastante positivos. Veja a seguir quais são essas ações.
Palestra
A realização de palestras é uma das melhores campanhas promocionais que existem. Afinal, é possível selecionar um assunto ligado à empresa e também aos interesses do público e falar sobre ele. Ou seja, mostrar que o negócio realmente possui conhecimento na área, algo essencial para conquistar a confiança dos potenciais clientes.
Contudo, uma dica para tornar essa ação mais eficaz é pensar em formas diferentes de organizar a palestra, levando em conta a interação das pessoas com os palestrantes. Optar por uma roda de conversas, por exemplo, pode ser melhor dependendo dos convidados e do objetivo final da ação.
Blitz
A blitz promocional é outra opção de campanha que a empresa pode fazer, e tem como principal objetivo mostrar uma marca ou um produto ao público-alvo. Porém, as formas de realizar essa apresentação ao público podem variar bastante, indo desde a distribuição de panfletos e amostras grátis até a realização de shows e de grandes eventos.
Além das inúmeras possibilidades de divulgação, uma blitz é caracterizada pelo seu alto grau de interação junto ao consumidor, já que o envolve em uma experiência ao vivo. De qualquer forma, é preciso de todo um planejamento para desenvolver uma blitz eficaz, assim como estratégias e objetivos bem definidos.
Degustação
Praticamente não existe algo que chame mais atenção do público do que a degustação. O contato do potencial cliente com o produto é uma excelente campanha promocional – ainda mais quando o assunto é alimento, é claro. A degustação tem um impacto muito forte e positivo, aumentando significativamente as vendas.
Ao experimentar determinado produto e perceber a diferença que ele pode fazer, as chances de a pessoa levar ele para casa no mesmo momento são grandes. Não importa qual seja o produto oferecido por uma determinada empresa, quase tudo pode ser experimentado e degustado antes.
Endomarketing
O endomarketing é uma estratégia de marketing direcionada para as ações internas do negócio. Também conhecido como marketing interno, seu principal objetivo é melhorar a imagem da organização entre os funcionários, reduzindo a rotatividade.
Assim como o marketing tradicional trabalha para conquistar e fidelizar os clientes, o endomarketing é muito importante para engajar os funcionários e, com isso, ajudar no sucesso da empresa como um todo. As ações nesse caso precisam ser traçadas de acordo com cada negócio e levando em conta o perfil dos colaboradores.
Melhores brindes para ações promocionais
Agora finalmente chegou a hora de conhecer os melhores brindes para as ações promocionais: o bloco de rascunho personalizado, a caderneta também personalizada e o adesivo. Lembrando mais uma vez que a escolha dependerá principalmente do público-alvo da ação, certo?
O importante é que todos os brindes sejam produzidos com a logomarca e com as cores da empresa. Confira a seguir quais são os três melhores brindes!
Bloco de rascunho personalizado
Muitas pessoas têm um bloco de rascunho, seja no carro, perto do telefone, na bolsa ou na mesa de trabalho, não é mesmo? Esses blocos possuem uma utilidade incrível, e por isso são utilizados como brindes pelas empresas.
Já pensou em ter um bloco de rascunho personalizado com a logomarca e com as cores do negócio para distribuir àquelas pessoas que participaram das ações promocionais? Existem vários tipos para escolher, e eles podem ser oferecidos inclusive em ações de endomarketing. Com certeza os funcionários irão gostar de ter um novo bloco de rascunho para fazer anotações durante o período de trabalho.
Caderneta personalizada
Esse tipo de brinde é ideal para conquistar e fidelizar clientes, já que é bonito, sofisticado e útil. Normalmente, as pessoas usam esse produto para fazer anotações mais importantes.
Nesse caso, é claro que a caderneta também precisa estar personalizada com a identidade da empresa, certo?
Adesivo
Para finalizar, é possível dar até mesmo adesivos personalizados como brindes de campanhas promocionais. Muitas empresas preferem usar como brinde os adesivos para notebook, entretanto existem muitas outras opções. O importante é entender que esse tipo de brinde é capaz de trazer credibilidade para a marca.
Os adesivos, além da logomarca da empresa, podem ter frases motivacionais e inspiradoras, dependendo do objetivo da ação promocional.
Pronto, agora você já conheceu o top 3 brindes para ações promocionais, assim como exemplos importantes desse tipo de ação. Sendo assim, basta escolher a ação e o brinde que melhor se encaixam nos objetivos finais da empresa, planejar tudo da forma correta, e contar com a CIAGRAPH para produzir todos os brindes personalizados!