Na hora de produzir um material gráfico com eficácia, é necessário levar em conta vários aspectos. A clareza e a legibilidade são alguns deles. Muito além da beleza, um material gráfico precisa atingir o seu objetivo principal: comunicar uma mensagem ao público de forma clara.
Essa comunicação é fundamental para que o público se identifique com a marca e, assim, tenha cada vez mais confiança nela. Além disso, também cria um diferencial em relação à concorrência, fazendo com que o negócio saia na frente e tenha cada vez mais sucesso.
Pensando nisso, nada melhor do que conferir algumas dicas de como criar um material gráfico de qualidade, não é mesmo? Então, acompanhe este artigo até o final e entenda o que levar em conta na hora de produzir um material desses.
Dicas para produzir um material gráfico com eficácia
Independente se o material a ser impresso for produzido pela própria empresa ou não, o seu resultado final dependerá de alguns fatores importantes. De nada adianta, por exemplo, contar com uma gráfica de qualidade para a impressão se o material não for bem feito. Sendo assim, para evitar esse tipo de problema, veja as principais dicas para criar um produto com qualidade, clareza e legibilidade logo a seguir.
1. Contraste de cores
Uma das primeiras dicas para conseguir passar a mensagem desejada com eficácia é pensar nas cores que serão utilizadas. A escolha do contraste dos tons influencia diretamente nas emoções ativadas em cada pessoa.
Sendo assim, além de definir as cores principais da arte, também é preciso analisar quais serão as secundárias. Tudo com o objetivo de gerar harmonia no design como um todo. Mesmo se as cores utilizadas forem aquelas que já fazem parte da identidade visual da empresa, esse processo não pode ser deixado de lado. Às vezes é melhor modificar o tom de uma cor, ao invés de colocá-la exatamente igual e prejudicar todo o contraste.
Vale ressaltar que não existe um padrão correto para fazer um bom contraste de cores, uma vez que tudo dependerá dos objetivos a serem atingidos. Usar a criatividade aqui vale a pena. De qualquer forma, há alguns exemplos de combinações de cores que podem ajudar nesse processo.
Cores complementares: são aquelas que ficam posicionadas em extremidades opostas dentro do círculo cromático. Juntas, elas apresentam um grande contraste.
Cores análogas: combinação de três cores consecutivas do círculo cromático. Como essas cores possuem a mesma base, o contraste é menor.
Cores triádicas: uso de três cores diferentes com a mesma distância do centro do círculo. O contraste é alto, assim como a riqueza de cores.
2. Diagramação fluida
Além do contraste das cores, na hora de produzir um material gráfico de qualidade é preciso pensar também na diagramação dos conteúdos. Esse processo começa com o planejamento do layout, definindo onde cada informação ficará, delimitando os espaços das imagens e especificando a proporção de todos os elementos.
Todas as informações contidas em um determinado material precisam seguir uma hierarquia, ou seja, o que é mais importante tem um destaque maior, seja no tamanho ou no uso das cores, por exemplo. Essa hierarquia visual mostra ao leitor, mesmo que inconscientemente, como ele deve ler as informações contidas em um material.
A diagramação precisa ser muito bem planejada, além de levar em consideração o perfil do público que terá acesso ao material. Em alguns casos, colocar mais imagens do que texto pode ser mais vantajoso, e vice-versa.
3. Tipografias/Fontes adequadas para impressão
A tipografia nada mais é do que a fonte ou o tipo de letra escolhido para escrever as informações do material gráfico. Como existem vários tipos de fontes, a clareza e a legibilidade de um produto dependem diretamente de uma escolha adequada.
Para ficar mais claro, pense que a letra utilizada irá refletir na forma como a mensagem presente no material será lida pelas pessoas. Muitas vezes, uma determinada fonte pode causar um estranhamento no leitor, fazendo com que ele deixe de ler o conteúdo completo.
Assim como acontece com as cores, a decisão aqui vai depender diretamente da finalidade de cada material gráfico, já que as fontes também influenciam naquilo que se pretende comunicar.Com serifa ou sem serifa, mais espessa ou mais fina, itálica e negrito são algumas das opções disponíveis. Para escolher qual a melhor, é preciso levar em conta o conteúdo do texto, a relação dele com os demais elementos, o público que terá acesso e o teor da mensagem do material.
4. Identidade visual
Como já foi mencionado quando o assunto era o contraste de cores, manter a identidade visual da empresa no material gráfico é fundamental para que as pessoas reconheçam a marca e saibam identificar logo de cara de onde vem o produto que estão lendo. Não importa qual o tipo de material a ser produzido e impresso, a identidade visual deve estar presente, seja nas cores, na tipografia ou no logotipo.
Se a organização ainda não possui uma identidade bem definida, então o ideal é pensar nisso antes de produzir um material gráfico. Afinal, somente assim será possível ter uma comunicação eficaz e clara com o público.
5. Gráfica de qualidade
Depois de ter definido tudo aquilo que foi abordado nas dicas anteriores, é hora de finalmente imprimir o seu material gráfico, certo? Para isso, nada melhor do que contar com uma gráfica de qualidade. Já imaginou produzir um material de altíssima qualidade, pensando no contraste de cores, na diagramação, na tipografia e na identidade visual, e ele não ser impresso com a mesma eficácia?
É muito provável que todo o trabalho feito seja em vão, isso porque as pessoas levam bastante em conta o visual. Dessa forma, aquele objetivo de comunicar a mensagem ao público com clareza e legibilidade não será atingido.
Portanto, a impressão do material deve ser feita por uma gráfica profissional, capaz de entender todas as necessidades do projeto e, assim, entregar o melhor resultado final possível.
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