Expor a sua empresa em uma feira, evento ou congresso é muito importante para divulgá-la a um grande público e, assim, conseguir os resultados esperados. Na verdade, isso nada mais é do que um investimento de marketing que trará retornos muito positivos a médio e longo prazo. No entanto, é necessário saber como exatamente expor a sua empresa nesses eventos a fim de ter sucesso.
Por mais que estar presente nesse tipo de exposição ajude muito na divulgação de um determinado negócio, organizar da melhor forma possível a participação é indispensável para atrair muitas pessoas ao estande e passar uma boa impressão da marca tanto para os clientes quanto para os concorrentes.
Portanto, se você quer saber como expor a sua empresa em uma feira do jeito certo e conseguir alcançar os seus objetivos, é só continuar acompanhando este conteúdo até o final e conferir todas as dicas que serão dadas.
Dicas de como expor em feiras
Se você nunca participou de feiras com a sua empresa, ou se já participou e quer melhorar a sua exposição cada vez mais, veja a seguir 6 dicas importantíssimas de como expor em feiras. Preste bastante atenção e note as diferenças já no próximo evento.
Encontre a melhor localização
A primeira dica de como expor em uma feira ou evento é, com toda a certeza, encontrar o melhor local para montar o estande. Estar bem localizado é fundamental para que mais pessoas encontrem e conheçam a sua marca.
Todavia, vale ressaltar que em alguns eventos as melhores localizações são destinadas aos negócios que fizeram um investimento maior. Portanto, você precisa ficar atento a isso e, caso seja um grande evento, não deixe de pagar um pouco mais a fim de conseguir um excelente local.
Saiba sobre as exigências da organização
Além de escolher um bom local para a exposição, é necessário estar por dentro das exigências e dos detalhes da feira, evento ou congresso. Normalmente, cada evento conta com algumas orientações estabelecidas pelos organizadores para as empresas que irão montar seus estandes. Sendo assim, procurar saber quais são elas é importante para não ter nenhum problema depois.
No geral, essas regras variam de acordo com o tamanho da feira, com o público visitante, com os expositores que estarão presentes, entre várias outras coisas.
Converse com a equipe e alinhe as expectativas
Uma vez que o local de exposição esteja definido e a empresa já saiba quais são as regras do evento, é hora de conversar com toda a equipe, tanto de vendas quanto de marketing, e alinhar as expectativas. Nessa conversa, o mais recomendado é falar sobre como o trabalho será apresentado no estande. Para isso, é essencial considerar o máximo de ideias possíveis, e só depois definir qual é a melhor forma de realizar cada coisa.
Além de ajudar na obtenção dos resultados, essa atitude também deixa a equipe muito mais motivada e engajada para participar do congresso ou do evento.
Comece a organização com antecedência
Outra dica que faz toda a diferença é não deixar para organizar os preparativos da feira de última hora, faltando uma ou duas semanas para o evento. Afinal, na hora da pressa muitos itens importantes acabam sendo esquecidos. O ideal é já começar a organizar tudo o que precisa uns dois meses antes, se for possível.
Todos os produtos necessários para compor a identidade do estande da empresa, como cartão de visita, papel timbrado e brindes – que serão abordados com detalhes na próxima dica –, precisam também ser solicitados para a gráfica com antecedência. Assim, mesmo se algo não sair conforme o esperado é possível mudar.
Além disso, o fechamento de contratos com outros fornecedores, o orçamento e o restante do planejamento também devem ser feitos antecipadamente.
Invista no seu estande e em itens importantes
Finalmente chegou a hora de falar sobre uma das coisas mais importantes durante a exposição do seu negócio em uma feira: o layout e a identidade visual do estande e dos produtos. Lembre-se de que o primeiro contato que o público terá com a empresa é por meio do estande, certo? Portanto, pense nele como se fosse a capa de um livro, ou seja, um fator decisivo para as pessoas pararem ou não.
Mesmo que o espaço seja limitado, saiba que você pode sim fazer várias coisas interessantes com o objetivo de colocar a identidade visual do negócio em evidência. Investir na fachada principal ou em um banner, por exemplo, é de suma importância.
Alguns materiais também são necessários, como é o caso do papel timbrado. Já imaginou se a empresa conseguir fechar um contrato ainda no evento? Nesses casos, a presença do papel timbrado é fundamental.
Além disso, existem pessoas que vão até a feira com interesse de fechar negócios futuramente. Para elas, nada melhor do que oferecer um cartão de visita da empresa, seja aqueles convencionais ou algum um pouco mais diferente, como um bloco de rascunho com a identidade da marca ou até mesmo um calendário personalizado.
É claro que tudo fica a escolha de cada organização, entretanto esses materiais podem ajudar a melhorar os resultados.
Atenda bem o público
Para finalizar, não tem como colocar todas as dicas anteriores em prática e deixar de lado o bom atendimento, não é mesmo? Ter funcionários preparados e realmente dispostos a conversar com as pessoas é fundamental em qualquer evento, feira ou congresso. Esses colaboradores precisam saber responder às principais perguntas, a fim de demonstrar que a empresa tem autoridade no assunto.
Além de funcionários preparados, outra dica nesse sentido é realizar algumas ações em prol do público como sorteios, brindes, bebidas e petiscos gratuitos, entre outras opções. Não é necessário gastar muito para fazer isso, e o retorno obtido futuramente acaba compensando.
Os brindes ou os prêmios dos sorteios podem ser cadernos e blocos de nota personalizados com a marca da empresa. Dessa forma, além de dar algo para o público, você também estará fazendo um marketing para o seu negócio.
Gostou dessas dicas de como expor a sua empresa em uma feira, evento ou congresso? Pois então aqui vai uma extra: para fazer todos os materiais que foram mencionados, tanto o banner quanto os cadernos, blocos de notas e de rascunho e os calendários, escolha uma gráfica de qualidade. A CIAGRAPH com certeza é a sua melhor opção! Lá tudo é feito com muita qualidade e agilidade. Entre em contato agora mesmo e solicite o seu orçamento.